Bioestimuladores de colágeno, o que preciso saber?
- drawendymendes
- 19 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

Hoje em dia existem diversos produtos no mercado que prometem estimular a produção de colágeno, estão cada vez mais populares nas clínicas médicas.
Os bioestimuladores de colágeno hoje são o centro das atenções aqui na clínica dos pacientes que buscam combater as rugas e marcas de envelhecimento.
Existem diferentes nomes comerciais, os produtos são derivados de componentes como por exemplo, ácido polilático (Sculptra), hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e policaprolactona (Ellansé).
O corpo humano fabrica naturalmente o colágeno, uma de suas funções é a sustentação e a firmeza da pele. À partir dos 25 anos a produção dessa substância começa a diminuir, assim os tecidos vão se tornando mais flácidos.
Aplicamos os ativos com cânulas sob a derme, essa aplicação gera uma reação inflamatória controlada no local e estimula a produção de colágeno.
Eu indico o tratamento para tratar a flacidez e melhorar a qualidade da pele quando ela é muito fina e enrugada. Os bioestimuladores também podem ser indicados para atletas de alta performance, pois perdem muita gordura facial ou pessoas que emagreceram demais.
O efeito não é imediato, os produtos demoram cerca de um mês para fazer efeito, atingindo o auge da ação 3 meses depois, podendo durar até 2 anos.
Aqui na clínica a maioria dos pacientes já chegam dizendo o nome do bioestimulador que deseja, gosto sempre de ressaltar que a decisão sobre qual produto será usado vai sempre depender da avaliação feita pelo médico, não pelo paciente.
Após avaliação, vou decidir qual é o tipo de bioestimulador mais adequado, tudo vai depender de vários fatores como as áreas que serão tratadas e as queixas do paciente.
Para podermos obter melhores resultados, podemos associar outros tratamentos, como preenchedor de ácido hialurônico e a toxina botulínica (botox).
Não existe um limite de idade para podermos fazer a aplicação do bioestimulador de colágeno, no entanto se um paciente de 80 anos fizer, explico que ele terá um resultado menor que um paciente de 40 anos por exemplo, a quantidade de produto que será utilizada será bem maior.
A maioria dos pacientes que buscam o tratamento tem como objetivo o “efeito lifting”, que ajuda a pele flácida do rosto a levantar.
Tem uma melhora, mas gosto sempre de conversar com paciente para podermos alinhar suas expectativas em relação ao procedimento. Em alguns casos o objetivo do paciente só pode ser alcançados com cirurgia plástica.
Tudo vai depender do grau de envelhecimento, como por exemplo excesso de pele, aspecto que precisa ser corrigido cirurgicamente.
Os bioestimuladores são parte do tratamento que o paciente vai ter ao longo da vida. Vai melhorar o colágeno, dependendo da maneira de como fazemos a aplicação, podemos fazer um efeito lifting da face.
É de extrema importância procurar um profissional capacitado para realizar o procedimento para garantir melhores resultados e reduzir os riscos de complicações.
Existem algumas intercorrências, as mais comuns são as formações de pequenos nódulos que surgem por acúmulo de produto ou por aplicação indevida. Também podem ocorrer complicações vasculares quando o injetor introduz a substância dentro de vasos, causando necrose dos tecidos.
Algumas contraindicações são doenças autoimunes, infecção ativa na pele ou em gestantes.
Comments