Celulite tem tratamento!
- drawendymendes
- 10 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Quando nos damos conta de que o verão está chegando, a primeira preocupação é como deixar o corpo impecável!
Celulite é uma espécie de depósito de gordura da pele. Esteticamente são como furinhos, muitas vezes com aspecto de “casca de laranja” na pele causando incômodos.
Normalmente a celulite ocorre com as mulheres por influência do estrôgenio (hormônio feminino responsável por características como o tamanho dos seios e o controle da ovulação) em áreas do corpo que costuma ter mais gordura, toxinas e água nas células como:
* Quadris;
* Coxas;
* Nádegas;
* Seios;
* Braços;
* Parte inferior do abdômen.
Um dos fatores para a ocorrência da celulite é a gordura, mas devemos lembrar que a obesidade não é uma condição necessária para a sua existência. Muitas pessoas magras também possuem celulite.
Além da influência hormonal, as causas também podem ser decorrentes de fatores genéticos ou consequências do estilo de vida, como:
* Stress;
* Sedentarismo;
* Hábito de fumar;
* Consumo de álcool;
* Alimentação desbalanceada.
Existem 4 graus de celulite:
- O primeiro grau é percebido quando comprimimos a pele, aparecem furinhos e ondulações pequenas.
- No segundo, a aparência anterior é percebida mesmo sem apertar a pele.
- No terceiro grau pode haver dor e já há nódulos no local.
- No quarto, além da aparência e nódulos, o inchaço é perceptível e já há comprometimento da circulação.
Homem tem celulite?
Sim, homens também podem ter celulite!
Não é muito comum, como vimos anteriormente a celulite é algo que ocorre em regiões do corpo em que há maior acúmulo de gorduras. Para entender melhor, vamos comparar o corpo dos dois sexos.
Nas mulheres além da predisposição hormonal, o tecido de gordura que possuem é ligado à pele através dos septos fibrosos “retos”. Quando o volume de gordura aumenta, ele vai diretamente de encontro à pele, causando a pressão que provoca as irregularidades.
Já nos homens, podemos destacar alguns fatores que dificultam esse processo:
* A produção de testosterona em maior quantidade do que com o sexo oposto, uma vez que o hormônio tem grande influência na distribuição de gordura pelo corpo;
* A estrutura corporal dos homens, por possuir septos fibrosos “inclinados”, segura mais a camada de gordura, evitando que a pressão que normalmente ocorre na pele do sexo feminino aconteça.
A boa notícia é que com a aplicação de enzimas podemos resolver facilmente este problema. O tratamento consiste na aplicação de substâncias medicamentosas na pele. Podem ser aplicados diversos compostos, os quais são mesclados conforme o caso de cada paciente.
É indicado, em média, 10 sessões e os resultados variam de acordo com cada metabolismo.
Cada sessão dura em média 30 minutos e pode ser feita semanalmente, os resultados geralmente já aparecem na terceira sessão.
Devemos lembrar que uma boa alimentação e ingerir muita água são essenciais.
Ressaltando sempre que o sal, açúcar e os alimentos ultraprocessados são grandes vilões para que sofre com esse problema.A prática de esportes também pode ajudar a reduzir as celulites. Caminhada, corrida, musculação, pilates e até passeios de bicicleta.
Comments