top of page
Buscar

Melasma: saiba o que é, as causas e como tratar.


O melasma é caracterizado pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente na área do rosto, no entanto é possível também aparecer  manchas escuras em outras partes do corpo, por exemplo braços ou pescoço.

O melasma aparece com mais frequência em mulheres, principalmente na gravidez devido às alterações hormonais. As manchas escuras também podem surgir devido ao uso de anticoncepcionais, predisposição genética e, principalmente, exposição frequente ou prolongada à luz ultravioleta ou visível, por exemplo no caso de computadores e celulares.


Como identificar: Melasma: saiba o que é, as causas e como tratar.


Podemos identificar o melasma através de algumas características, como:

* Manchas escuras na pele, principalmente na testa, nariz e maçãs no rosto;

* Manchas com formato irregular;

* Manchas não coçam, doem ou ardem.

De acordo com a exposição aos fatores de risco, o aparecimento das manchas podem variar, como por exemplo o sol ou uso frequente de computador. Em alguns casos, podemos notar o aparecimento das manchas do melasma em outras partes do corpo que ficam mais expostas à luz ultravioleta, como braços, pescoço e colo.

Para podermos confirmar o melasma, é indicado consultar um medico para que sejam feitos exames, avaliando assim as características das manchas e recomendando o tratamento ideal para clarear as manchas e prevenir as novas.


Causas


Existem vários fatores que favorecem o aparecimento do Melasma, exposição à luz ultravioleta do sol ou à luz emitida no computador, tablets e smartphones, por exemplo. Outras possíveis causas são:

* Uso de anticoncepcionais;

* Gravidez;

* Predisposição genética;

* Alterações vasculares;

O aparecimento do melasma também pode estar relacionado com alterações hormonais, como a mudança nos níveis de estrogênio nas mulheres e diminuição dos níveis de testosterona no homem, o que é normal com o avanço da idade.


Como é feito o tratamento?


O objetivo de nosso tratamento é clarear as manchas e diminuir a produção de melanina, que é o pigmento responsável por dar cor à pele.

Hoje em dia existem diversos tratamentos disponíveis para o Melasma, claro que eu tenho o meu favorito!

Iniciamos o protocolo aqui na clínica, depois a paciente segue dando continuidade no conforto de sua casa. Sempre com o meu acompanhamento!

É importante lembrar que a pessoa tenha uma alimentação rica em alimentos com fonte de vitamina C, E e selênio, como por exemplo tomate, espinafre, beterraba, laranja e castanha do pará, pois auxiliam na regeneração da pele. É fundamental manter a pele hidratada, beber pelo menos 2 litros de água por dia e jamais se esquecer de passar protetor solar diariamente.


 
 
 

Comments


bottom of page